Monday, February 10, 2014

SONY [BIO]


FUNDAÇÃO

Em 1946 dois antigos companheiros das forças armadas japonesas decidiram fundar uma empresa. O mais velho, Masaru Ibuka, contava então com 37 anos de idade e possuía conhecimentos na área de sonares enquanto que o mais jovem, Akio Morita, era professor de Física aos 25 anos.
Sob o convite de Ibuka, Akio decidiu abdicar de seu futuro como administrador dos negócios da família Morita (tradicional produtora de saquê até então) para juntos fundarem a Tokyo Tsushin Kogyo Kabushiki Kaisha (Totsuko). Com muita dificuldade logo de início, Ibuka pagava aos seus poucos funcionários com dinheiro do seu próprio bolso. Akio conseguia se manter com seu salário de professor e trabalhava o restante do tempo na nova empresa. Curiosamente, o primeiro produto que tentaram produzir era uma panela elétrica - um produto que nunca funcionou bem. 
O objetivo de Ibuka desde o início era criar um gravador de fita, mas sequer tinha pensado em como conseguir as fitas. Após muita pesquisa e meses de prejuízo, eles finalmente conseguiram produzir as fitas que tanto desejavam e pouco tempo depois lançaram o seu primeiro gravador de fita. Porém, novos problemas estavam por vir. O produto era caro e das 50 unidades iniciais eles não conseguiram vender uma sequer. Foi então que compreenderam que aquilo não era necessariamente útil para as pessoas comuns, mas poderia ser útil para alguém, só precisariam saber: quem? 
Por sugestão de Akio, levaram uma unidade para um tribunal e lá fizeram demonstrações do produto: venderam 20 unidades em apenas um dia!  A partir daí o conceito de fabricar coisas úteis ao dia-a-dia das pessoas se incorporou na empresa.

A ESCOLHA DO NOME

Tokyo Tsushin Kogyo Kabushi Kaisha (mais conhecida como Totsuko) era um nome muito extenso e naquela época os produtos japoneses tinham má fama no exterior. Em 1958, após refletirem sobre o nome de outras grandes companhias (CBS, por exemplo) notaram que as mais lembradas possuíam nomes curtos, ou simples siglas. Eles também gostariam de ser lembrados e começaram a buscar por um novo nome. Akio logo foi buscar o nome a partir do que mais entendiam: o som. Ou melhor, a forma latina da palavra, "sonus". Fosse qual fosse, o nome deveria partir daí. Naquela época havia uma expressão muito usada: sonny boys - que descrevia jovens bonitos e inteligentes. Esse era o espírito da empresa, pessoas jovens, entusiasmadas e inovadoras. A escolha seria Sonny mesmo, mas Akio decidiu inovar e tirou um N deixando apenas SONY, sendo suas letras garrafais o próprio logotipo da empresa. E deu tão certo que até aos dias atuais o logotipo é o mesmo.

PONTOS IMPORTANTES

Alguns anos após a fundação da SONY foi inventada uma nova tecnologia nos E.U.A: o transístor. Entusiasmado, Morita licenciou a tecnologia visando incorporá-la a novos produtos, mas, mesmo a empresa criadora do transístor não acreditava muito em sua utilidade sugerindo que a tecnologia poderia ser usada apenas em aparelhos auditivos. É claro que Morita e Ibuka não se conformaram assim tão facilmente e pouco tempo depois lançaram o primeiro aparelho de som transistorizado do mundo (mais tarde vieram a TV, video-cassete e outros produtos transistorizados). 

PIONEIRISMO

Pode-se dizer que muitos dos produtos eletrônicos que conhecemos hoje nasceram na SONY. Essa foi uma característica marcante da empresa especialmente nas décadas de 50 e 60. Assim que a SONY lançava um novo produto no mercado, seus concorrentes esperavam algum tempo para medir a reação do público e só então - e se o produto fizesse sucesso - fabricavam seus próprios produtos. Inevitavelmente todos os produtos que a SONY lançava eram sucessos imediatos e foi assim que a nova empresa conseguiu ganhar seu espaço num mercado onde já havia a gigante Tokyo Shibaura (TOSHIBA). 
Na década de 60 também a SONY foi a primeira empresa japonesa a se lançar na Bolsa de Valores de New York após fundar a Sony Corporation of America.

POLÍTICA E FILOSOFIA

Akio sempre disse que as notas da escola não são tão importantes - ele próprio foi um exemplo de péssimo aluno que deu a volta por cima em grande estilo - e por isso a SONY não se impressionava com diplomas de universidades famosas na hora de contratar seus funcionários. Valorizavam mais a experiência prática e o entusiasmo de seus colaboradores. Muitos dos valores japoneses foram incorporados à empresa e esta sempre se denominou como uma família. Executivos e operários usavam o mesmo refeitório e a presidência não tinha sala exclusiva, sendo que todos os executivos trabalhavam em uma grande sala sem divisórias. Outra característica que ressaltava o espírito de equipe eram as tradicionais jaquetas azuis com o logotipo SONY escrito nas costas, usadas por todos os funcionários da empresa, inclusive os executivos, além de Akio e Ibuka. 

PARCERIAS

Muitas pessoas pensam hoje que as melhores produtoras de equipamentos de som em geral são a SONY e a PHILIPS, e não é mera coincidência. Mais frequentemente na década de 70 as duas empresas trabalharam juntas em alguns projetos, tendo inovado muito na área com essa parceria. O famoso Compact Disc (CD) usado até hoje foi uma criação SONY-PHILIPS. 
Outra parceria importante da SONY foi com a empresa sueca Ericsson, na fabricação de celulares. Atualmente essa parceria ficou conhecida como Sony Xperia.

EXPANSÃO

Após ficar mundialmente conhecida pela excelente qualidade de seus produtos, a SONY decidiu se expandir para outros mercados formando joint ventures especialmente com empresas americanas. Ao final da década de 70 a SONY já possuía gravadora e estúdio de cinema próprios. Várias fábricas foram construídas na Europa e algumas joint ventures no velho continente acabaram sendo incorporadas pela empresa. 
Hoje a Sony possui divisões nas mais diversas áreas da eletrônica, sendo suas marcas mais famosas:
PlayStation (videogames); Vaio (notebooks); Xperia (celulares); CyberShot (máquinas de precisão); Columbia (entretenimento).
Todos os anos a SONY é cotada como uma das empresas mais valiosas do mundo. Sendo o 5º maior conglomerado de mídia do planeta a empresa é possivelmente a maior empresa japonesa do mundo atualmente, a frente de potências como a Toyota e o super conglomerado keiretsu Mitsubishi.

Nota: Aqui no blog você encontra alguns artistas sob o selo Sony Music, entre eles a jovem cantora YUI.

Fonte principal: Made in Japan, 1986 - autobiografia de Akio Morita.

No comments:

Post a Comment

Support your favourite artist. Buy at: