Friday, January 04, 2019

Tetsuya Komuro [Biography]


Tetsuya Komuro ( 小 室 哲 哉 Komuro Tetsuya , nascido em 27 de novembro de 1958) é um músico, cantor, compositor e produtor musical japonês aposentado. Ele é reconhecido como o produtor de maior sucesso na história da música japonesa e introduziu a dance music no mainstream japonês. Ele também foi proprietário da discoteca Velfarre localizada em Roppongi , Tóquio. Ele é amplamente considerado como uma das figuras mais influentes do pop nos anos 90 e uma lenda na indústria da música.


No ranking de singles da Oricon de 15 de abril de 1996, ele monopolizou todas as 5 primeiras posições como compositor e produtor, um recorde mundial. Em 1995, ele monopolizou todas as 3 primeiras posições dos rankings de distribuição de direitos autorais para o Prêmio JASRAC , um recorde na história da música japonesa. Em seu auge como produtor musical, os artistas que ele produziu predominantemente vieram a ser conhecidos como TK Family e, ao mesmo tempo, incluíam Namie Amuro , hitomi , TRF , Tomomi Kahala e Ami Suzuki, entre outros. A partir de 2008, os discos produzidos por ele venderam mais de 170 milhões. As vendas totais dos singles que ele escreveu excedem 42 milhões de cópias, fazendo dele o quarto letrista mais vendido no Japão.

No início dos anos 90, Komuro passava a maior parte do tempo escrevendo músicas e produzindo muitos outros músicos e bandas.Ele também foi um dos primeiros pioneiros da dance music no Japão e chegou ao estrelato na década de 1990 como produtor com uma longa série de sucessos com artistas como TRF , Tomomi Kahala , Namie Amuro , Ami Suzuki , hitomi e Ryoko. Shinohara e H Jungle com t . Em 1994, ele compôs a partitura musical para o filme de anime japonês Street Fighter II: The Animated Movie , baseado no videogame da Capcom . Ryoko Shinohara cantou a música tema do filme "Itoshisato Setsunasato Kokorozuyosato", com Tetsuya Komuro. O single da música-tema foi lançado em 21 de julho de 1994. No total, o single "Itoshisato Setsunasato Kokorozuyosato" vendeu mais de dois milhões de cópias nas paradas da Oricon.

Em 4 de novembro de 2008, Komuro foi preso e acusado de fraude, por tomar ¥ 500.000.000 em troca de uma promessa de vender a um investidor baseado em Hyogo os direitos autorais de suas canções, que ele já havia vendido para outra pessoa (que era o Grupo Avex). Alegadamente, ele planejou usar o dinheiro para pagar uma parte da pensão de sua ex-esposa (ele admitiu a fraude em seu julgamento em janeiro de 2009). Foi quando Max Matsuura entrou em cena e pagou tudo o que Komuro devia com dinheiro de seu próprio bolso. A justificativa, segundo Max é de que ele devia muito a Komuro. Para se ter uma ideia, a Avex era apenas um selo de música eletrônica, mas graças ao talento de Komuro, os lucros da empresa foram alavancados em mais de 100 vezes, tornando o selo um dos mais importantes do Japão. Em 11 de maio de 2009, Komuro recebeu uma sentença suspensa de três anos de prisão. De acordo com o juiz de condenação, a aceitação da responsabilidade por parte da Komuro e o facto de a restituição ter sido feita influenciaram grandemente a sentença final, e continuou afirmando que nada de bom para a sociedade viria da prisão de Komuro.

Em janeiro de 2018, Komuro anunciou sua aposentadoria da indústria da música.

Site oficial:
https://avex.jp/tk/


Um dos maiores sucessos de Komuro, junto com Ryoko Shinohara, tema do filme Street Fighter II.

A música tema da Copa da França de 1998, junto com Jean Michel Jarre.

No comments:

Post a Comment

Support your favourite artist. Buy at: